Campanha contra a poliomielite e de multivacinação é prorrogada até (13/11)

Gilvan Silva
143

Seguindo a determinação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a campanha de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação foi prorrogada até o dia 13 de novembro em Chã Grande. Todas as unidades básicas de saúde (UBS) disponibilizam as imunizações, de segunda a sexta, das 8h às 16h, além do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, também de segunda a sexta, das 7h às 12h.

Na mobilização contra a poliomielite, o público-alvo é formado por crianças menores de 5 anos, seguindo estratégias diferentes entre as idades. No caso das crianças menores de 1 ano, as cadernetas são analisadas para averiguar se as três doses básicas foram aplicadas. Já as de 1 até 5 anos, uma dose indiscriminada é aplicada mesmo se o esquema básico estiver completo.

Já na campanha de multivacinação para atualização da caderneta das crianças e adolescentes menores de 15 anos, as unidades de saúde disponibilizarão doses de todas as vacinas do calendário básico da faixa etária, visando diminuir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis. Para a imunização, os pais e responsáveis devem apresentar os cartões de vacina e do SUS dos menores.

Além disso, a campanha contra o Sarampo também foi ampliada até o 13 de novembro, visando atender as pessoas 20 a 49 anos que ainda não foram imunizadas. Para evitar propagação do novo coronavírus, o uso da máscara segue obrigatório nas unidades de saúde.