Fotos: Jhonata Albuquerque

Um evento que reuniu a sociedade civil organizada e o poder público municipal formalizou, nesta segunda-feira (29), a criação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). O evento, realizado no Centro de Convivência de Idosos (CCI) contou com a assinatura do projeto que cria o colegiado, entregue pelo prefeito, Diogo Alexandre, ao presidente da Câmara em exercício, o vereador Demir.

A reunião foi aberta com o discurso do diretor de turismo do município, José Max Lins, que destacou, em sua fala, a importância de se desenvolver as atividades turísticas como fomento da economia na cidade. Também falaram o vereador Demir, o vice-prefeito, Sandro Advogado, e o prefeito, Diogo Alexandre, que destacou o momento como histórico.

Logo em seguida, o gestor do município assinou o projeto de lei que institui o Conselho Municipal de Turismo em Chã Grande. Esse documento passará por duas votações na Câmara de Vereadores, antes de ser sancionada pelo prefeito do município. Após a sanção, os participantes darão sequência à criação do COMTUR, com as definições das funções.

A reunião ainda contou com a apresentação dos materiais da Rota Cultural e Religiosa, além da história de Chã Grande e os potenciais turísticos do município. Também ganhou destaque um vídeo, apresentado durante o projeto Bora Pernambucar, da Secretaria de Turismo de Pernambuco.

Entre os participantes que estiveram presentes, destacam-se representantes do comércio local, como o empresário Osman Queiroz, presidente da Acigran; proprietários de bares e restaurantes, de pousadas e de serviços de turismo, além do proprietário do Engenho Sanhaçu.

A noite reservou ainda uma apresentação especial do Trio Três Cabaços, com o autêntico forró pé de serra, e degustação de produtos como licores artesanais, bolo de rolo e a premiada internacionalmente Cachaça Sanhaçu, todos esses produzidos em Chã Grande.