Chã Grande vence pelo segundo ano o projeto Professor Amigo do Trânsito

Gilvan Silva
191

O Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) realizou nesta sexta-feira (27), em sua sede, no bairro de Iputinga, no Recife, a entrega das premiações do ano de 2019, envolvendo propostas, redações e projetos sobre o trânsito. Na categoria Professor Amigo do Trânsito (PAT), o município de Chã Grande faturou o título pelo segundo ano consecutivo, ficando a frente de outros municípios pernambucanos que também concorriam ao prêmio.

A premiação de Chã Grande levou em consideração o trabalho que o município vem desenvolvendo desde 2018, quando também conquistou o primeiro lugar. Em parceria com o Detran, a Secretaria de Educação implantou nas escolas públicas municipais e particulares o projeto Professor Amigo do Trânsito, que consiste na aplicação de conteúdos durante o ano letivo, referentes ao trânsito, e a culminância no segundo semestre.

Acompanhado da coordenadora do projeto no município, Edivânia Bertoldo, o secretário de educação, Joel Gomes, participou da cerimônia de entrega das premiações. “É um trabalho muito bom, um trabalho muito prazeroso. Sem o engajamento de todos, esse prêmio não seria possível”, disse o secretário.

“É muito difícil a gente encontrar uma política pública que realmente respeite a singularidade e a rede de colaboração Professor Amigo do Trânsito faz exatamente isso. Cada município trabalha com aquilo que tem a seu dispor, de acordo com a sua realidade, com as escolas municipais. Ao fazer com que seus alunos tenham alguma atividade relacionada com o trânsito, o município tá fazendo um trabalho que a gente não tem dimensão, o trabalho de salvar vidas”, destacou o diretor da Escola Pública de Trânsito, Ivison Correia.

Antes mesmo de receber a premiação, o secretário de educação já garantiu a aplicação do projeto no próximo ano, que deverá começar a partir do mês de maio, com a culminância em outubro. E nas palavras do coordenador do projeto no Detran-PE, o desejo é de um tri-campeonato para Chã Grande. “Uma salva de palmas para Chã Grande, toda nossa gratidão, todas as nossas congratulações, e que o ano que vem eu gostaria que Chã Grande ganhasse mais uma vez”, desejou Ivison.