Mais de 1500 pessoas já foram imunizadas contra gripe, em Chã Grande

Gilvan Silva
709

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe, que atende idosos e profissionais de saúde, já vacinou mais de 1.500 pessoas em Chã Grande, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Em virtude da pandemia do coronavírus, a procura pela imunização cresceu consideravelmente e uma nova remessa de doses da vacina já foi disponibilizada ao município pelo Ministério da Saúde.
Para a campanha, a Secretaria de Saúde segue com a oferta da vacinação em diversos pontos estratégicos, com a vacinação ocorrendo, em alguns casos, no modelo Drive-Thru, quando o paciente é imunizado sem precisar sair do automóvel. Um dos pontos de vacinação é a Escola Municipal XV de Março, que atende ao público-alvo, de segunda a sexta, das 7h às 13h. As Unidades de Saúde da Família (USF) também disponibilizam imunização de segunda a sexta, sempre das 8h às 16h.  Para ser imunizado, é necessário apresentar documento de identificação, cartão SUS e o cartão de vacina. Os idosos acamados recebem a vacina em suas residências.  
Seguindo um calendário, outras escolas municipais e o Centro de Convivência dos Idosos (CCI), também são pontos de vacinação, sempre das 8h às 13h. Nas segundas e quintas, a Escola João Faustino de Queiroz é ponto da campanha vacinação. Já na terça, a vacina é ofertada na Escola Sandra Siqueira. Nas quartas-feiras, a imunização é disponibilizada na Escola Amaro Paulino de Sena, no sítio Vertentes, zona rural do município. Nas quintas-feiras, é a vez da Escola José Rocha de Sá, na comunidade Lajedo Grande, também na zona rural, ofertar a vacina. Já o Centro de Convivência dos Idosos (CCI), o público-alvo é atendido nas terças e quartas.
A primeira fase da campanha contra gripe continua até o dia 16 de abril. Já a segunda etapa da campanha se inicia no dia 16 de abril, sendo voltada para os professores, portadores de doenças crônicas e o pessoal das forças de segurança e salvamento. Na terceira e última, que começa no dia 9 de maio, o público-alvo será as crianças menores de 6 anos, adultos de 55 a 59 anos, gestantes, mulheres em puerpério de até 45 dias, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Confira o calendário de oferta da vacinação nos pontos estratégicos:
Segunda a sexta: 7h às 13h
Escola Municipal XV de Março
Segundas-feiras: 8h às 13h
Escola João Faustino de Queiroz
Terças-feiras: 8h às 13h
Escola Sandra Siqueira e Centro de Convivência dos Idosos (CCI)
Quartas-feiras: 8h às 13h
Escola Amaro Paulino de Sena, no sítio Vertentes, e Centro de Convivência dos Idosos (CCI)
Quintas-feiras: 8h às 13h
Escolas João Faustino de Queiroz e José Rocha de Sá, no sítio Lajedo Grande