No Campeonato Chã-grandense 2023, quatro chaves, compostas por quatro equipes cada, participarão da competição. A equipe campeã da edição anterior, o Ipiranga, desistiu e foi substituída pelo Ipiranguinha.
A disputa será entre os times:
Grupo A: Mangueira, Fumuca, Ipiranguinha e Morada Nova.
Grupo B: Camela, Nacional, Fox e Vila Nova.
Grupo C: Grêmio Zizi, Malhadinha, Renascer e Atlético de Chã Grande.
Grupo D: Guarani, Guerreiros, Maracujá e Cruzeiro.
Antes do sorteio, as equipes cabeças-de-chave sortearam a forma de disputa da segunda fase, na qual os classificados dos grupos se enfrentam. Assim, os dois primeiros colocados do Grupo A jogarão contra os dois primeiros colocados do Grupo D, enquanto os classificados dos grupos B e C se medirão forças.
O sorteio foi realizado na Câmara de Vereadores e contou com a presença de dirigentes, torcedores e autoridades, incluindo o diretor de Esportes do município, Hivandilson Marcone, o presidente da Câmara, vereador Jorge Luís, o vereador Wédson de Biu Beléu e o vice-prefeito, Sandro Advogado.
A competição tem previsão de início para o dia 26 de fevereiro, com jogos aos domingos, no Estádio Ewerson Simões Barbosa. O campeonato deve movimentar as torcidas dos clubes chã-grandenses e promete agitar a região entre o final de fevereiro e o início de maio.