Será realizada nesta quinta-feira (02/03), a eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Chã Grande. A convocação para reunião extraordinária foi anunciada pelo presidente, Jorge Luís (PL), durante a sessão que marcou o encerramento do primeiro período legislativo de 2023, realizada na quarta-feira (1º).
A decisão para uma nova eleição na Mesa Diretora foi tomada após seis vereadores recorrerem à justiça com o resultado do processo eleitoral realizado no ano passado. Na ocasião, a chapa encabeçada por Demir (Avante) foi considerada inapta no início do processo eleitoral, sob a alegação de que faltava a figura do vice-presidente. Jorge Luís foi reeleito, recebendo cinco votos favoráveis, contra seis abstenções.
Com a decisão da juíza Brenda Azevedo Paes Barreto Teixeira, da 2ª Vara Cível de Gravatá, os seis vereadores conseguiram a anulação do processo eleitoral e a convocação de uma nova eleição. Jorge Luís recorreu da decisão, mas teve o pedido negado pelo desembargador Honório do Rego Filho.
A eleição da Mesa Diretora para o biênio 2023 a 2024 terá início às 20h e a inscrição de chapas para a disputa é permitida até antes do início do processo eleitoral. Em Chã Grande, a votação é realizada de forma nominal e aberta, onde os vereadores anunciam no plenário em quem votam. Após a votação, o resultado será anunciado pelo presidente.
A expectativa é de que a nova eleição na Mesa Diretora da Câmara de Chã Grande seja acirrada, já que os vereadores terão a oportunidade de apresentar novas chapas e se alinhar com diferentes grupos políticos da cidade. A eleição também será acompanhada pela população local.