Foi realizada nesta terça-feira (28/03) a 12ª edição da Conferência Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes. O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Defesa das Crianças e Adolescentes (Comdeca), foi realizado na quadra de esportes José Barbosa Filho, na Escola XV de Março.
Representantes da sociedade, poderes públicos e estudantes participaram da conferência e discutiram o tema principal do encontro. Para este ano, a organização buscou discutir a temática da situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19, enfatizando as violações e vulnerabilidades, buscando ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito e diversidade.
Apresentações culturais e momentos de reflexão marcaram a programação da conferência. Na abertura, alunos especiais da Escola XV de Março fizeram uma apresentação sobre o poema “Duas Rosas”, de Castro Alves. Logo em seguida, o adolescente Josimário, de 17 anos, fez a leitura de uma carta falando sobre o autismo. Ele faz parte do público atendido diariamente pelo Centro de Integração Social (CIS), criado pela Prefeitura de Chã Grande para atender a crianças e adolescentes autistas.
A palestrante Lídia Lira, educadora e militante nos direitos das crianças e adolescentes, também participou do evento e falou ao público sobre o tema abordado, incentivando a discussão que viria no decorrer do dia.
Os participantes se dividiram em grupos temáticos para discutir as propostas relacionadas à temática da conferência. Ao final, propostas foram apresentadas pelos grupos, que serão encaminhadas para a fase regional. Também foram apontados os delegados que vão representar a cidade na próxima etapa, juntamente com outras cidades pernambucanas. A conferência foi uma oportunidade importante para discutir a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia e buscar soluções para garantir a proteção integral desses grupos vulneráveis.