O Campeonato Chã-grandense terá uma final inédita no próximo domingo (2). Após jogos emocionantes, Guarani e Mangueira garantiram o direito dentro de campo de disputar a decisão da competição. Enquanto o alviverde busca o terceiro título, o alvirrubro ainda quer o seu primeiro título, que escapou em 2022 quando perdeu a sua primeira final. O jogo será uma edição especial do clássico rural, já que as duas equipes são do sítio Macacos, na zona rural de Chã Grande.
O Guarani foi o primeiro a garantir a classificação. Após um primeiro tempo avassalador, a equipe alviverde marcou o gol solitário da partida com Pedro Maycon, aos 11 minutos. O Guarani ainda seguiu em cima, mas esbarrou na defesa da Camela, que buscava evitar a ampliação do placar. No segundo tempo, a partida ficou mais equilibrada, com investidas camelenses, mas que não ajudaram o time rubro negro a chegar ao empate.
Com a vitória, o Guarani comemorou junto com sua torcida no Estádio Barbosão. Restava agora saber quem seria o seu adversário. E ele sairia do jogo seguinte, entre Ipiranga e Mangueira, equipes que protagonizaram a final de 2022, com o título ficando no lado ipiranguense ao vencer a partida por 2 a 1.
Desta vez a história foi diferente. O Mangueira abriu o placar com Nico, após uma bobeada da defesa do Ipiranga. O mesmo Nico ampliou pouco tempo depois. Perdendo por 2 a 0, o aurinegro esboçou uma reação com gol de Cebola, empatando em seguida com Edson, em cobrança de pênalti. No segundo tempo, Edson deixou o Ipiranga em vantagem. Mas a Mangueira não desistiu.
Próximo do fim de partida, Jadson empatou para o time alvirrubro. E o que a torcida do Ipiranga não esperava aconteceu aos 44 minutos, quando Carlinhos subiu mais alto que todo mundo e fez o gol da virada que decretou a classificação da Mangueira.
A final entre Guarani e Mangueira, a primeira envolvendo as duas equipes rivais do sítio Macacos, será disputada no próximo domingo (2), a partir das 9h. Além da decisão, também será conhecida a vencedora do concurso Musa do Campeonato Chã-grandense.