A festa junina foi comemorada nesta quarta-feira (22), no Centro de Atenção Psicossocial Antonio Batista Carneiro (CAPS-ABC), em Chã Grande. Usuários do serviço de saúde mental, atendidos pela instituição, funcionários e convidados participaram do arraial junino, que recebeu o nome de “Quitéria Lúcia”, numa homenagem à pioneira da luta pelo tratamento humanizado na cidade.
Durante toda a manhã, os participantes curtiram e se divertiram com o animado arraial junino, que reservou momentos de dança, descontração e comidas típicas do período, como canjicas, pamonhas, bolos e muito mais.
“Esse é um momento importante, pois além do trabalho terapêutico medicamentoso, nós temos o trabalho de socialização desses pacientes. E faz parte desse trabalho inserir eles na comunidade. Fazer as festividades em cada data faz parte da socialização desses pacientes”, explicou o psiquiatra Flávio Marcílio, que atende na unidade. “É algo importante não só para a equipe, mas também para os usuários”, complementou o psicólogo José Adelmo, diretor do CAPS-ABC.
E se tem festa junina, com o resgate das tradições, não poderia faltar também a animação típica. “Isso nos empolga cada vez mais para que possamos trabalhar dentro de um serviço de saúde mental, trazendo uma realidade para essas pessoas, trazendo a inclusão para quem uma situação de um adoecimento mental”, finaliza Adelmo.