O município de Chã Grande ganha nesta quarta-feira (7) o seu primeiro Centro de Inclusão Social – (CIS). A iniciativa vai contar com uma série de serviços disponíveis para crianças chã-grandenses que possuem algum tipo de necessidade especial, principalmente o autismo. A inauguração será aberta ao público, com início às 9h. O CIS vai funcionar na Rua José Trajano Lopes, próximo à garagem da Prefeitura.
A criação de um centro especializado começou a ser discutida ainda este ano, atendendo a uma demanda crescente na cidade. O assunto passou a ser discutido após a procura de pais e mães de crianças autistas, que se reuniram para formar um grupo, elencando as prioridades de início, como a disponibilidade de um especialista para a emissão de laudos.
Em cada reunião, entre o grupo formado por pais e mães, a administração municipal e a Câmara de Vereadores, foram apresentados dados importantes sobre a causa na cidade. Segundo o último levantamento, divulgado em reunião realizado na metade do ano, mais de 60 famílias já fazem parte do grupo.
O CIS vai levar o nome de Djalma Filho Viana Leite. Por mais de seis anos, Djalminha, como era conhecido, viveu internado em um hospital, após ser diagnosticado com amiotrofia muscular espinhal. A criança morreu em 2017, comovendo a cidade de Chã Grande.