Morreu no fim da manhã desta terça-feira (18), a psicóloga Quitéria Lúcia, mais conhecida como Drª Quitéria, aos 63 anos. Ela estava internada no IMIP, em Recife. O velório será realizado nesta quarta-feira (19), no Cemitério Memorial Vale da Saudade, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), a partir das 16h.
Em Chã Grande, Drª Quitéria Lúcia foi o principal nome na luta pela inclusão das pessoas com deficiência, e na defesa do tratamento humanizado na saúde mental. Fundou em 2003 a Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental (AUFA-SM), instituição que levanta a bandeira dos ideais defendidos por sua fundadora.
Também em 2007, Drª Quitéria esteve à frente da criação do Centro de Atenção Psicossocial Antonio Batista Carneiro (CAPS-ABC), órgão especializado no acolhimento de pessoas com algum tipo de distúrbio mental, que passam pelos tratamentos específicos no local, sempre levando em consideração o lado humanizado.
A notícia foi recebida com tristeza na cidade.
“Ficamos tristes com a partida repentina de Drª Quitéria Lúcia, uma pessoa que tanto lutou, e tanto defendeu a saúde mental em Chã Grande. Era incansável em suas realizações”.
Disse o prefeito, Diogo Alexandre.
Em julho deste ano, Drª Quitéria Lúcia esteve presente no evento festivo da AUFA-SM, em alusão ao período junino e aos 19 anos de fundação da entidade.