Chã Grande atingiu mais uma etapa no enfrentamento à violência. Nesta terça-feira (10/01), em evento realizado na sede do Ministério Público de Pernambuco, em Recife, o município foi certificado pela entidade dentro do projeto Cidade Pacífica. Além de Chã Grande, outras quatro cidades, incluindo a capital pernambucana, foram certificadas. Em todo o estado, 57 municípios são conveniados, sendo 14 certificados com a iniciativa.
A solenidade foi presidida pelo Procurador-Geral do Estado, Marcos Carvalho, e contou com a presença de diversas autoridades, como os prefeitos Diogo Alexandre, José Maria Leite de Macedo (Cupira), Edilson Tavares (Toritama) e Ivanildo Mestre Bezerra (Taquaritinga do Norte).
A comitiva chã-grandense contou com o prefeito, Diogo Alexandre, e o vice, Sandro Advogado; o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Luís; o secretário de Administração, Emeson Campos, e o servidor da pasta Evaldo Júnior, que participou das etapas anteriores, representando o município.
Capitaneado pelo Ministério Público de Pernambuco, o projeto Cidade Pacífica prevê uma série de medidas a serem tomadas pelos municípios, com o objetivo de enfrentar e diminuir os índices de violência. Dessa forma, através do cumprimento dessas metas, as cidades vão conquistando pontuações, o que lhes garante a certificação.
Durante a apresentação de Chã Grande, por parte de Emeson Campos, o titular da Administração falou sobre os investimentos na segurança na cidade, como a iluminação pública, a troca do Batalhão da Polícia Militar, que possibilitou que a força policial pudesse ficar em um local mais estratégico, e as parcerias desenvolvidas, principalmente com o próprio MPPE.
Diogo Alexandre também destacou a importância das parcerias para o sucesso na segurança pública. “Só conseguiremos enfrentar a violência através da união de forças entre os diversos poderes e entidades, com ações que realmente construam um ambiente bom para todos”, destacou o gestor.