Na quarta-feira (7), o Brasil celebra 200 anos de independência. E para marcar a data, que não é vivenciada há dois anos em virtude da pandemia, todo o país estará com programações especiais. Em Chã Grande não será diferente. O dia que marca os 200 anos que Dom Pedro I proferiu o famoso grito de “independência ou morte”, às margens do Riacho Ipiranga, em São Paulo, contará com uma programação cívica.
Logo a partir das 5h, a tradicional alvorada com a Banda Musical Pedro Jorge Frassati faz o seu retorno, após as ausências de 2020 e 2021. A instituição musical faz um rápido desfile pelas principais ruas da cidade, ao som de uma seleção de dobrados, acordando a população chã-grandense. Com a pandemia, a alvorada foi feita com o uso de um carro de som.
Já a partir das 7h30, a programação se concentra no hasteamento das bandeiras. O primeiro ato será na Câmara de Vereadores, onde os parlamentares elevam as bandeiras do Brasil, Pernambuco e Chã Grande. Em seguida, toda a comitiva segue até a Prefeitura Municipal, onde o hasteamento contará com o prefeito, Diogo Alexandre, o vice, Sandro Correia, e o presidente da Câmara, Jorge Luís.
A programação continua com a apresentação do desfile cívico de Chã Grande, a partir das 9h. A abertura contará com a Banda Musical XV de Março, enquanto o encerramento ficará por conta da Banda Musical Pedro Jorge Frassati. Entre bandas e escolas participantes, quem também faz parte da programação é a Banda Marcial Euclides Alves, da Escola João Faustino de Queiroz.
Assim como acontece todos os anos, o desfile terá início na Avenida 20 de Dezembro, onde estarão distribuídas as escolas e bandas. De lá, todo o cortejo seguirá pelas ruas São José, Justino Gomes da Silva, Manoel Faustino de Queiroz e Joaquim José de Miranda, onde seguirá até a Avenida São José, área central de Chã Grande.