Durante dois dias, a quadra de esportes da Escola Municipal XV de Março sediou o encontro promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade, com o objetivo de debater justamente a agricultura familiar, a sustentabilidade e o meio ambiente. Agricultores e especialistas puderam discutir o assunto nas palestras apresentadas, tanto na segunda (25) quanto nesta terça (26).
Entre os especialistas presentes no evento estava o médico e presidente do Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP), Dr. Celerino Carriconde. Aos 83 anos de idade, o profissional de saúde se destaca por um tratamento voltado para práticas naturais, se caracterizando como um ferrenho defensor do meio ambiente. “O planeta está ameaçado, a humanidade está levando o aumento de pragas, acabando com as nossas águas, alimentos com agrotóxicos”, alertou o médico.
Segundo ele, o segredo para uma vida plena passa pela alimentação. “Para vivermos bem, temos que ter um ar puro, uma água alcalina, uma comida que alcalinize teu sangue, que não seja processada. Seguindo esse caminho, a gente pode chegar a 100 anos”, disse Dr. Celerino.
Ao longo das apresentações, diversos alertas foram trazidos aos agricultores presentes sobre os riscos que são apresentados pelo uso desenfreado de agrotóxicos. O próprio CNMP apresentou uma exposição fotográfica, com imagens capturadas em propriedades rurais de Chã Grande. Por conta disso, uma parceria vem sendo desenvolvida no município, buscando implantar cada vez mais uma agricultura sustentável.
Além dos agricultores e especialistas, o evento reuniu também o prefeito, Diogo Alexandre, os vereadores Jorge Luís e Célia de Jaci, secretários de Administração, Educação, Saúde e Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade, bem como demais convidados.
O secretário de Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade, Joseildo Martins, destacou a importância da presença de vários setores da sociedade no evento. “A gente julga que é muito importante essa participação para que você possa ampliar o debate e realmente criar condições do homem do campo produzir sem o uso de agrotóxico, tendo todo cuidado com o solo, com o manejo, e criando realmente as condições necessárias para produzir alimento de boa qualidade”, disse o titular da pasta e organizador do evento.
O evento contou ainda com um momento de homenagem, dedicada ao agricultor Edvá José dos Santos, do sítio Palmeiras, falecido no ano passado. Familiares do homenageado estiveram presentes, recebendo das mãos do prefeito, Diogo Alexandre, a honraria. Já a abertura ficou por conta da cordelista e poetisa Taís Rodrigues, logo após o trio Três Cabaços.
Diogo, um dos oradores na abertura do evento, destacou a importância do encontro para os agricultores chã-grandenses. “Acredito que através desse seminário, vamos debater temas importantes, trazendo um olhar diferente para que os agricultores possam ter suas práticas, mas sempre colocando como um dos principais pontos a conservação do meio ambiente”, disse o gestor.
Segundo o Dr. Celerino, Chã Grande tem indicado o caminho a ser seguido. “Quando um município começa a se preocupar com isso, está preocupado com a saúde da população. A saúde começa na terra. Se a terra está saudável, a água está saudável, o corpo está saudável também”, disse. “Eu acho que a Prefeitura está numa linha boa”, finalizou o médico.