A Defesa Civil de Pernambuco esteve em Chã Grande nesta sexta-feira (23). Com a presença de uma equipe técnica, a entidade participou de uma reunião com órgãos locais, como a própria Defesa Civil chã-grandense, Guarda Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Social. O objetivo do encontro foi conhecer um pouco mais sobre as necessidades do município, bem como detalhar o trabalho que já vem sendo desenvolvido na cidade.
A reunião começou na Secretaria de Desenvolvimento Social. Com a participação da assistente social Ângela Fernanda, os técnicos da Defesa Civil estadual debateram com os representantes locais os planos de ação desenvolvidos na cidade durante o período de inverno. Além disso, também foram levantados pontos críticos que apresentam riscos.
Após esse primeiro contato, os técnicos, acompanhados da Defesa Civil de Chã Grande e da Guarda Municipal, saíram a campo com o intuito de ter o primeiro contato com esses locais que oferecem riscos de deslizamentos durante o período chuvoso.
As visitas começaram pelo bairro da Camela, onde uma obra irregular sobre uma barreira foi flagrada. No local, há dois anos, uma casa precisou ser interditada após o desabamento de um muro que segurava a barreira. Logo após, a equipe se dirigiu também até o loteamento Antônio Amaro, no centro da cidade, por trás do Banco do Brasil. Considerado como um dos locais mais suscetíveis a deslizamentos, a área concentra um grande número de residências localizadas próximas às barreiras.
Por fim, a visita da equipe técnica também vistoriou as barragens de Macacos e Vertentes, na zona rural de Chã Grande. A primeira atende a Estação de Tratamento e Abastecimento da cidade, enquanto a segunda está voltada para o abastecimento de Gravatá, no Agreste.
A visita da equipe técnica antecede a presença do secretário estadual Clóvis Fernandes Dias Ramalho, responsável pela Defesa Civil em Pernambuco. Ele deve participar de reunião com o prefeito, Diogo Alexandre, na próxima terça-feira (27).