Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (7), o primeiro Centro de Inclusão Social de Chã Grande. A iniciativa, que reúne os trabalhos das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, recebeu o nome de Djalma Filho Viana Leite, que ficou conhecido como Djalminha, uma criança que durante seis anos viveu em uma unidade hospitalar, após desenvolver amiotrofia muscular espinhal. Ele faleceu em 2017.
A inauguração contou com a presença do prefeito, Diogo Alexandre, do vice, Sandro Advogado, vereadores, secretários municipais, pais e mães de crianças autistas e a população em geral, além de membros e usuários da AUFA-SM, convidados e os familiares do homenageado.
O espaço foi criado através da busca de pais e mães de crianças autistas, que criaram um grupo, e procuraram os poderes legislativo e executivo do município. Ainda este ano, diversas reuniões foram realizadas, tendo como foco o desenvolvimento de ações para garantir a atenção necessária, para crianças autistas e com outras patologias.
Cada uma das três secretarias que formam o tripé de sustentação do CIS fornecerá serviços específicos, tanto para as crianças quanto para as famílias. A Saúde, por exemplo, ficará responsável pela disponibilidade de atendimentos clínicos, terapêuticos de habilitação e de reabilitação.
Na Assistência Social, o público atendido poderá dispor de atendimento referente a garantia de direitos e ações e programas que contemplem aspectos de inclusão social, através do Cadastro Único, para programas sociais do governo federal, como Benefício de Prestação Continuada (BPC), numa relação direta também com a Rede SUAS do município, com CRAS e Creas.
Já a Secretaria de Educação estará cumprindo o Plano Nacional de Educação Especial (PNEE), garantindo o Atendimento Educacional Especializado (AEE) a alunos da educação inclusiva, ofertando no espaço atendimento a alunos de unidades escolares que não ofertam esta modalidade de ensino.
Instalada em uma casa ampla, na Rua José Trajano Lopes, no terceiro acesso de Chã Grande, o CIS conta com três consultórios e espaço para reuniões. No local, tudo foi pensado para garantir a inclusão das crianças, através de atividades recreativas com brinquedos lúdicos. O Centro funcionará de segunda a sexta, das 7h às 16h.