A nova escola modelo, construída no sítio Freixeiras, na zona rural de Chã Grande, abre as portas para a comunidade nesta terça-feira (1º). O dia especial para alunos, professores, pais de alunos e funcionários contará com a aula inaugural da nova unidade de ensino, denominada de Escola Joaquim Alves Pereira.
A nova unidade de ensino atenderá a cerca de 120 crianças. Além da comunidade de Freixeiras, outras regiões também serão atendidas pela escola, que conta com estrutura inovadora, dentro do projeto classificado pela gestão como “revolução na educação chã-grandense”.
De acordo com a Secretaria de Educação, a unidade de ensino irá dispor de turmas da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental. Os alunos são oriundos de escolas menores, que foram nucleadas. Chamados de grupos escolares, essas escolas atendiam no sistema de ensino multisseriado, onde várias turmas ficavam juntas em apenas uma sala de aula.
Com a nova escola, construída bem ao lado da Rota Ecotuurística, os alunos vão estudar em turmas separadas de acordo com o ano letivo, o que é uma novidade para a comunidade rural.
“Esse é mais um capítulo da série de mudanças significativas na educação chã-grandense que estamos colocando em prática. Erradicar o multisseriado foi um dos alvos de nosso projeto”.
Destaca Joel Gomes, secretário de Educação.
Esta é a segunda unidade de ensino considerada modelo a ser construída na zona rural de Chã Grande. No ano passado, a gestão municipal inaugurou a Escola José Manoel de Farias, no sítio Japaranduba, que nasceu com o mesmo objetivo de erradicar o ensino multisseriado.