Fotos: Ewerson Manuel

De acordo com o levantamento da Secretaria de Educação, quase 300 alunos das escolas municipais de Chã Grande possuem algum tipo de atenção especial. Esses estudantes, entre crianças e adolescentes, estão matriculados em turmas regulares, como prevê a legislação, e recebem o apoio de profissionais que atuam nas salas de aulas, juntamente com os professores. Esse tipo de serviço ofertado faz parte da educação inclusiva. Nesta quinta-feira (27), a pasta promoveu uma formação para toda a equipe.

Mais de 100 profissionais, que atuam diretamente nas unidades de ensino de Chã Grande, participaram da formação. O encontro pedagógico foi conduzido pela coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva, Edna Fabrícia, no auditório da Escola Municipal XV de Março.

“Esse primeiro encontro é justamente pra gente conhecer os novos profissionais que estão iniciando este ano na Educação Inclusiva, dar boas-vindas a todos e passar algumas informações de como é o trabalho deles em sala de aula, de como eles devem atuar com os alunos, na sala de aula regular.”

Explicou Edna.

Atenta ao assunto apresentado durante a formação, a profissional de apoio Jadeílma Maria foi uma das participantes do encontro. “É muito importante essa formação, pois a gente repassa para os pais das crianças, e, principalmente, para as crianças”, destaca. “A gente acaba aprendendo também”, complementa.

Durante a formação, a coordenadora Edna Fabrícia e o servidor Davi Emmanuel também apresentaram aos profissionais de apoio o site do Sistema de Educação Inclusiva de Chã Grande (SIEI), que é uma ferramenta inovadora no trabalho que já vem sendo desenvolvido no município. O sistema está disponível através do endereço: https://chagrande.augeeducacional.com.br/. Além da homepage com informações, o site contará com área de acesso de familiares, profissionais de apoio e professores, como forma de avaliar o desenvolvimento das crianças.

O vice-prefeito e secretário de Educação, Joel Gomes, também esteve na formação e falou sobre a novidade: “Nós poderemos acompanhar tudo que vem sendo feito com esses estudantes em sala de aula, para que nós possamos ter um retrato fidedigno da situação da educação especial em nosso município, para que possamos aprimorar sempre e dar continuidade a esse trabalho que estamos realizando em toda a Rede Municipal”, disse.

Move | A Marca da Sua Marca!